domingo, 15 de março de 2009

Descida do Rio Neiva

Adorei!!!!... Amei!!!!.... quero repetir...
Foi espectacular...
Estava com medo de não gostar, de ter medo por não saber nadar... mas não...
Diverti-me imenso...
O dia estava espectacular... quentinha...
O dia começou com a ida até à sede da Associação Amigos da Montanha (pessoal espectacular). A hora marcada eram as 9h mas meia hora antes já lá estávamos pra tomar o pequeno-almoço num cafézinho ali perto.
Perto das 9h30 estávamos no autocarro a caminho. Começou a aventura :)

Passámos a apanhar pessoal pelo caminho e seguimos até Antas, o ponto de chegada da descida do Rio Neiva, para vestirmos os fatos de mergulho e encontrar o resto do pessoal.
Seguimos, de autocarro, em direcção ao ponto de partida, em Forjães, perto da escola onde dei aulas o ano passado, onde já estavam as canoas à nossa espera. As recomendações da praxe, principalmente aos "rookies" como eu e lá vamos nós.
Saltámos pra água e pra canoa e seguimos.
A primeira descida foi suave, para ambientar... correu muito bem, não caímos à água, mas foi o início de várias idas.
A partir do segundo açude começou tudo a descambar. Nada de mal, mas em todas as descidas íamos à água. O Rui já estava a ficar chateado... Nunca tinha caído tantas vezes antes.
Trocou de lugar com o amigo que ia sozinho numa canoa. O Né veio pra minha canoa e a partir daí não nos conseguíamos segurar em cima da canoa... Podía dizer que era culpa dele certo?? :) Mas não... :)
Por três vezes, quando acabávamos de nos sentar na canoa, a canoa virava, sem nos mexermos sequer, alguma coisa estava estranha... Mas conseguimos chegar ao açúde, caindo mais uma vez... claro...
Depois lá descobrimos o que era... Faltava uma tampinha na canoa, estava cheia de água por dentro, o que nos fazia virar... íamos afundando a canoa :D
Remendámos com um pauzito... não havia mais nada à mão... mas não resultou lá muito bem.
Isto resultou em várias paragens para esvaziar a canoa... cada vez que descíamos um açude, entrava água... mas conseguímos evitar cair nas restantes descidas.
A primeira vez que caí à água foi a que me custou mais, sufoquei um bocadinho, mas não foi muito mau... a pior foi quando fiquei debaixo da canoa, bem tentava vir acima e virar a canoa, mas estava tão pesada e cheia de água que não conseguia... valeu a ajuda de um dos amigos. safei-me...

Foi super emocionante, fartei-me de rir, principalmente quando não nos conseguíamos segurar na canoa.
Depois de todos os açudes veio a pior parte, uma descida sempre a remar, a parte mais cansativa. Depois de tantas vezes irmos ao banho e da sombra das árvores sobre nós estávamos já cheios de frio. Eu e o Né de volta à mesma canoa lá remámos rumo à meta final, portámo-nos bem. O Rui bem que nos tentava apanhar mas não conseguiu :)

Chegámos ao fim, veio o banho de água quente na associação do Rio Neiva. Soube tão bem :)
Depois a paparoca :) Maravilha :)

De volta a casa, de volta à realidade :) Uma sesta a meio da tarde pra recuperar e estamos como novos.

Dia cansativo mas valeu a pena.

É de repetir. E aconselho a experimentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário